Com o período de chuva no Malawi, iniciamos novas plantações nas três machambas com o trabalho das Mães do Campo. Novas sementes de legumes e verduras foram plantadas e replantamos cana de açúcar. Além disso, um tanque de peixes foi construído para em breve termos mais uma fonte de proteína para as refeições das crianças e colaboradores.
Uma máquina para moer cana de açúcar foi adquirida pelo projeto e assim, de segunda a sexta-feira, uma turma por dia recebe instruções sobre a cana e cada criança ganha 1 copo de caldo para degustar. Além da aprendizagem das técnicas, as crianças desfrutam dos benefícios para a saúde da cana que é rica em minerais como o ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio, e das vitaminas do complexo B e C.
Todo sábado, dois grupos de alunos da escola Nação Ubuntu participam de sessões de cinema dentro do projeto. Além da diversão do filme infantil, todas recebem pipoca, amendoim e suco.
Chuva, ventania, calor. As situações climáticas interferem diretamente nas condições de vida dos refugiados do Campo de Dzaleka. Eles vivem em pequenas tendas ou barracos que são alagados e desmontados com os ventos e água. Para oferecer um lar mais digno, a campanha Casas do Coração entregou duas casas no fim do ano passado e outras três estão quase prontas. Tudo é feito com doações e quem quiser colaborar, doe pelo Pix: casasdocoracao@fraternidadesemfronteiras.org.br
A Escola Ubuntu completou 5 anos de funcionamento e foi motivo de muita festa e comemoração. Ao todo, estão matriculados 935 alunos, desde o maternal (creche) até o 4º ano. Foi feita uma grande reforma em todas as salas do primário e já estão em andamento as novas salas para o Ensino Fundamental 2 com a previsão de abrir a turma do 5º ano.
Entre na nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe de perto o impacto da sua contribuição. Não serão mensagens diárias, apenas notícias importantes sobre o projeto.