A Fraternidade sem Fronteiras tem diversas iniciativas com foco em ações práticas que contribuam no processo de aprendizagem fraterno, tanto como instituição participantes (escolas, universidades, cursos…) como nos projetos humanitários da FSF, que envolvam a área da Educação. Se você é, faz parte ou representa alguma instituição educacional, seja muito bem-vindo!
Temos algumas iniciativas e sugestões. Escolha a que mais se afiniza aos seus objetivos e possibilidades.
Garrafas são espalhadas pelas escolas e incentivam crianças e adolescentes do Infantil ao Ensino Médio a doarem recursos ou tampinhas de garrafas para reciclagem. Todo o recurso é direcionado para necessidades educacionais dos projetos FSF, principalmente na África. Durante o período de participação, a instituição recebe o selo de “Educação Fraterna”.
A instituição educacional pode apadrinhar como Pessoa Jurídica, a partir de R$500,00 mensais. Todo o recurso será direcionado para a finalidade educacional das necessidades dos projetos FSF e a instituição receberá o selo de “Empresa Madrinha”. E você ainda pode escolher iniciativas específicas para ajudar, como: Escola Ubuntu (do projeto Nação Ubuntu); ou Jovens Universitários (do projeto Acolher Moçambique).
Experiência de trabalho humanitário in loco, nos projetos FSF, com foco em Educação. Além da agenda oficial da FSF, que prioriza profissionais da área, é possível fazer uma específica com grupos de profissionais da sua instituição.
Adesão feita pelos pais ou alunos, no momento da matrícula, de determinada porcentagem (estabelecida pela instituição) da mensalidade do aluno, para doação à FSF – que irá destinar para as necessidades educacionais em seus projetos de ajuda humanitária. Durante o período de participação, a instituição recebe o selo de “Educação Fraterna”.
Podem ser criadas iniciativas voluntárias com alunos e profissionais da área, para arrecadação em recursos ou em materiais e equipamentos escolares, para direcionamento aos projetos humanitários da FSF, principalmente na África; incentivando e formando uma mentalidade fraterna e ampliando a contribuição educacional da instituição. Durante o período de participação, a instituição recebe o selo de “Educação Fraterna”.
Para alunos (via parceria com agências de turismo educacional). Alunos do Ensino Médio vão in loco conhecer a realidade educacional do projeto Nação Ubuntu, por meio de instituições que tenham parcerias com agências especializadas em turismo educacional. Isso pode ser investimento dos pais, da instituição ou até de uma ação de arrecadação feita pelos alunos ou pela própria instituição. A FSF fará o acompanhamento e acolhimento dos profissionais e alunos, e oferecerá um certificado aos participantes, registrando a experiência humanitária.
Após a adesão em algumas das nossas iniciativas, a instituição educacional recebe um selo da FSF, especificando o período de participação prevista no Programa, que pode ser utilizado na divulgação da própria instituição. Além disso, se autorizada, sua marca também é divulgada nessa página, validando o compromisso social
da sua instituição.
Retornaremos em até 48h, de segunda a sexta, entre 8h40 e 18h30 (horário de Brasília).