Retratos de Esperança
Sertão Baiano, um cenário devastado pela seca, é uma das regiões mais sofridas do Brasil. Famílias inteiras na pobreza extrema. Sem nenhuma assistência, sobrevivem de restos, e a grande maioria passa fome, além de desesperança. Através de fotografias essa triste realidade pode começar a ter um novo rumo. Um livro, composto por 84 fotografias registradas entre 2010 e 2017 se tornou o projeto Retratos da Esperança, que nasceu devido à urgência do despertar da humanidade com a já conhecida situação dos municípios do estado e a necessidade de retorno aos fotografados.
Bismarck Araujo é o jovem fotógrafo desses retratos. De Retirolândia-Ba, regista na lente de sua câmera, a pobreza do sertão de seu estado, na memória de suas lembranças, a infância sofrida e pobre, e em seu coração, a coragem, de começar sozinho a mudar toda essa triste história.
Desenvolvido com base em palestras com duas horas de duração sobre a história de vida das pessoas e lugares por ele fotografados, o fotógrafo apresenta aos estudantes de escolas públicas e particulares o despertar dos sentimentos de humanidade, solidariedade e compaixão, e a importância do compartilhar, visitar e dar atenção ao outro.
Mais de 200 palestras Retratos de Esperança já foram realizadas pelo Brasil destacando a essência do projeto. Por meio delas que dissemina, com humanidade e espiritualidade, a mensagem da esperança na transformação de vidas com o projeto. Com a participação de aproximadamente seis mil alunos, já foram arrecadados milhares de alimentos, distribuídos nos próprios municípios ou onde residem os fotografados pelo projeto.
Um ex-aluno de escola pública, que não tinha sandálias, nem caderno para ir à escola, busca melhorias nas condições habitacionais, via construção e reforma de casas aos que moram na extrema pobreza. “Essa situação do Estado da Bahia precisa ser vista, o ser humano precisa ter conhecimento visível dessa existência muito próxima, mas muitas vezes esquecida, ignorada ou escondida”, desabafa Bismarck.
A lembrança é de uma infância marcada por sofrimentos e lutas, e de uma mensagem de sua mãe. “Se as coisas ficarem difíceis hoje, faça a coisa certa”. Conta ele que apanhava na escola por não querer usar drogas. “Não era a coisa certa e minha mãe é meu exemplo, ela dividia um ovo entre eu e meu irmão e ficava com fome”.
Wagner Moura, fundador e presidente da Fraternidade sem Fronteiras visitou o sertão baiano junto ao fotógrafo e voluntários do projeto e se sensibiliza com a situação. “É um trabalho extraordinário e vejo o quanto é importante o sentimento de fraternidade e o exercício do amor. Estamos lançando essa campanha que nos chama realmente para um mundo melhor, de paz para todos”.
Nessa matéria, o projeto dele, e agora de todos nós, é mais um novo abraço da Fraternidade sem Fronteiras. E sonhamos juntos mudar essa triste realidade.
Uma casa construída
A primeira casa construída – com recursos provenientes da venda de livro e doações – foi entregue no final do mês de março de 2018, a uma família composta por oito pessoas que moravam em barracos de lona dentro do lixão em Santa Luz-BA. No barraco ainda mora dona Maria.
Dona Maria
Barracos de lona do lixão em Santa Luz é a casa de dona Maria há aproximadamente 20 anos. Em março de 2018, ela e mais sete pessoas da sua família incluindo filho, filhas, genro e neto receberam uma casa do Retratos de Esperança para sair daquela situação. Hoje todos moram na casa, exceto Maria, que não consegue deixar seus cachorros e gatos abandonados no lixão.
Cerca de 50 animais – os que ela já cria e aqueles que vão sendo abandonados – amparados e cuidados por dona Maria, são suas companhias. Sorriso, uma de suas cadelas, é quem socorre os animais indefesos deixados, na maioria dos casos, em sacos plásticos, e leva até ela.
Enquanto seleciona o lixo reciclável, dona Maria procura também por restos e lixos de alimentos para alimentar os cachorros, quando não acha, faz farofa e os alimenta. Quando os animais adoecem, os mesmos medicamentos que usa são oferecidos aos seus cachorros.
Seca na Bahia
A Bahia é o quinto estado brasileiro em termos de extensão territorial, possuindo mais de 36% da área total da Região Nordeste e cerca de 80% da sua área territorial situa-se na região do semiárido, sendo que 57% de seu território dentro do polígono das secas.
É o estado brasileiro com a maior concentração de pessoas em situação de extrema pobreza – mais de 2,4 milhões de cidadãos baianos vivem em situação de miséria – de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (IBGE, Censo Demográfico 2010).
Campanha
Nos ajude a construir um canil para a dona Maria.
Atualmente, Ela recebe 40 reais por semana com produtos da reciclagem. Com esse valor tenta se manter e criar todos esses bichinhos. Segue batalhando e apesar das dificuldades nada a fazem pensar em desistir. Comovidos com a realidade do local, criamos uma campanha para construir um canil, onde ela poderá continuar cuidando deles e receber um salário.
Doe o valor que puder em uma das contas abaixo da FSF e, por gentileza, envie o comprovante para o e-mail: doacoes@fraternidadesemfronteiras.org.br, informando que destina-se para o projeto Retratos de Esperança.
Conta do Retratos de Esperança ❤🖐:
Banco Sicoob
Banco: 756
Ag: 3017
C/C: 427136
CNPJ 30.400.754/0001-08
Gostaria de participar do Projeto Retratos de Esperança,pois fiquei muito emocionada com beleza dessa iniciativa.Parabéns!!!Quando será a próxima caravana.?
Bom dia Lucia, tudo bem?
Que alegria foi ler a sua mensagem.
O trabalho do Retratos é mesmo muito lindo ♥
Informações sobre caravanas você consegue diretamente com eles pelo telefone (75) 98281-8222 ou pelo e-mail retratosdeesperanca@gmail.com.
Agradecemos desde já e desejamos uma linda semana
Boa tarde
Gostaria de participar do Projeto Retratos de Esperança,pois me emocionei com o trabalho e a Humildade em ajudar o próximo .Parabéns!!!
como faço para ajudar ?
Boa tarde Rodrigo, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu contato ♥ E agradecemos de coração!
Existe várias formas de ajudar o projeto Retratos de Esperança. Uma delas é através do apadrinhamento. Nesse link aqui https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/retratos/people/new você consegue apadrinhar com R$ 50 mensais que serão
destinados ao projeto.
Para participar de caravanas com o Retratos ou para saber sobre onde enviar doações, você pode falar direto com eles através do telefone (75) 98281-8222.
Agradecemos desde já seu coração disposto.
Abraço fraterno e bom final de semana!
É de fato muito lindo a iniciativa. Gostaria de saber mais sobre o Projeto e como posso estar contribuindo de alguma maneira. Acredito que somando forças, movemos o que acreditamos.
Ficamos muito felizes com o seu contato ♥
Existe várias formas de ajudar o projeto Retratos de Esperança. Uma delas é através do apadrinhamento. Nesse link aqui https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/retratos/people/new você consegue apadrinhar com R$ 50 mensais.
Para ter informações mais direta você pode entrar em contato com a equipe do Retratos nesse telefone (75) 98281-8222.
Por esse número você consegue ter mais informações sobre caravanas e doações, por exemplo (:
Eles também tem conta no Instagram, @retratosdeesperança e sempre estão postando novidades.
Agradecemos desde já seu coração disposto.
Abraço fraterno e bom final de semana!
Eu gostaria de participar, lindo projeto na minha Bahia.
Olá, bom dia!
Tudo bem?
Ficamos felizes com o seu contato. Toda ajuda é bem-vinda e necessária ♥
Você pode apadrinhar o projeto Retratos de Esperança nesse link aqui https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/retratos/people/new
ou pode entrar em contato direto com eles pelo telefone (75) 9 8281-8222.
Agradecemos mais uma vez e desejamos um lindo final de semana (:
Quero ser mais um soldado nessa luta por mais inclusão dos nossos irmãos.
Sou um padrinho desta ação e gostaria de mais informações sobre as próximas caravanas, pois tenho interesse em participar.
Boa tarde padrinho Carlos, tudo bem?
Devido a pandemia de COVID-19 ainda estamos com as caravanas suspensas.
Pedimos por gentileza, que acompanhe por aqui ou por nossas mídias sociais, pois assim que possível teremos mais informações sobre caravanas.
Fraterno abraço!
Agradeço a Deus por me dar a oportunidade de conseguir ajudar o próximo, juntos somos mais fortes.
Juntos somos mais fortes com toda certeza🙏🏾 Muita gratidão por seguir conosco na causa de fraternidade🖐🏾😊