Em Belo Horizonte, haverá o dia do Abraço e a inauguração do Centro de Acolhimento para crianças com microcefalia.
Por Laureane Schimidt – Assessoria de Imprensa Sede FSF
A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) completa dez anos de fundação, no dia 15 de novembro de 2019. Para comemorar a data, voluntários de diferentes localidades do Brasil e do mundo se organizaram em ações para incentivar e proporcionar a prática da fraternidade.
No estado de Minas Gerais, nove ações estão agendadas e confirmadas para a data. Em Belo Horizonte, pelos menos 15 voluntários vão se reunir, na Praça Sete, para oferecer abraços a quem passar por lá. A ação será a partir das 9 horas da manhã. “Temos experiências neste tipo de ação e os resultados são muito positivos. É uma forma de estimular para que todas as pessoas lembrem-se de se abraçarem, porque nessa correria louca que vivemos, os contatos físicos tem sido cada vez menores”, justifica a coordenadora da ação Juliane de Faria.
Outra ação marcada para a próxima sexta-feira é a inauguração do IPESQ/BH – Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto. O centro de acolhimento para crianças com microcefalia pelo Zika vírus será no mesmo modelo do já existente em Campina Grande – Paraíba. No local, serão oferecidos tratamentos com uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas. O funcionamento será em conjunto com a Casa de Apoio Porto Esperança, que há 15 anos recebe crianças de todo o Brasil para tratamento em Belo Horizonte. “Os atendimentos começam com três crianças com microcefalia provocada pelo Zika Vírus. Os tratamentos serão ampliados conforme o surgimento de novos apadrinhamentos. Somente com a ajuda dos padrinhos poderemos conseguir novos profissionais para atender as crianças e suas famílias com um atendimento de qualidade”, explicou Gabriela Abreu, fisioterapeuta e coordenadora do IPESQ/BH. Ela confia que o Dia Mundial Fraternidade Sem Fronteiras vai ajudar a divulgar o projeto e a receber novos apadrinhamentos.
Projeto Microcefalia, Amor sem dimensões – A fraternidade Sem Fronteiras abraça a causa das crianças com microcefalia no Brasil. O projeto nasceu do coração e da dedicação da médica e pesquisadora Adriana Melo. Ela é responsável pela descoberta da relação entre o Zika vírus e a microcefalia. Atualmente, o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (IPESQ), fundado por Adriana Mello junto com um grupo de médicos de Campina Grande e Recife, atende 86 crianças com a doença.
Ações do Dia Mundial em Belo Horizonte:
Dia do Abraço, às 9h na Praça Sete
Organizador: Juliane Bellico de Faria
Contato: (31) 98854-8421
Inauguração do IPESQ BH – Amor sem dimensões
Organizador: Gabriela Abreu
Contato: (31) 98865-6812
Vídeo no Centro Espírita Irmãos Glacus
Organizador: Rodrigo Youssef Abrahão Guerra
Contato: (31) 99259-5632
Ações do Dia Mundial pelo interior de Minas Gerais:
IPATINGA – Piquenique Fraterno, às 8h no Parque Ipanema
Organizadora: Aline das Graças Nascimento
Contato: (31) 98889-9388
LAJINHA – Workshops de meditação, às 19h no Hotel Di Luca
Organizador: Ileuza Elias
Contato: (33) 99944-2583
UBERLÂNDIA – Entrega de fraldas no Lar André Luiz, às 14h no Lar André Luiz
Organizador: Natalia Carolina Dantas Mendes Garcia
Contato: (34) 99148-4638
SALINAS – Registro de ação com crianças
Organizador: Flavia Barbosa Oliveira
Contato: (38) 98837-2369
Almenara – Vivência da fraternidade, das 9h às 17h no Vilarejo de Sacode no Vale do Jequitinhonha
Organizador: Regina Helena de Oliveira
Contato: (11) 98271-5739
Montes Claros – Piquenique com os Vovôs, às 14h no Lar Betânia
Organizador: Geralda Roseli Ferreira da Silva
Contato: (38) 99201-8182