Mobilização entre Fraternidade sem Fronteiras e Federação Espírita do Acre distribuiu roupas, alimentos e itens de higiene à população
Por Karla Silva – estagiária e Viviane Freitas – assessoria de imprensa FSF
Durante dois meses, a Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) junto com a Federação Espírita do Estado do Acre arrecadaram doações para famílias em estado de emergência, após o Estado do Acre – na região norte do país – passar pela maior cheia dos últimos dez anos. Todo o valor arrecadado foi revertido em kits para 304 moradores, entre eles, imigrantes, indígenas, adultos e crianças. Os itens arrecadados foram roupas, sapatos, roupas de cama e banho, além de alimentos, materiais de higiene e limpeza.
A ação foi necessária porque, de acordo com a Defesa Civil, as cheias atingiram mais de 120 mil pessoas, tanto na área urbana quanto na zona rural. Além disso, o estado enfrenta um agravamento da pandemia da Covid-19 e um surto de dengue.
As doações foram divididas em fases, sendo 200 kits distribuídos na primeira fase e 104 na segunda. Há ainda arrecadações para serem distribuídas na terceira e quarta fase, que serão feitas nas próximas semanas.
A coordenadora do projeto e gerente de Educação e Ações Sociopedagógicas no Instituto Socioeducativo do Acre-ISE, Darnyclay Leite da Costa, comenta que todos os envolvidos ficaram marcados com o olhar dos moradores ao receberem as doações.
“Participar deste projeto foi como uma luz divina que veio a nos iluminar e o aprendizado que fica é que não podemos desistir de olhar com cuidado e auxílio para aqueles que precisam. “, finaliza.