fbpx

Voluntariado da Fraternidade sem Fronteiras está presente em todos os estados brasileiros e em outros sete países

Em 2023, foram 80 iniciativas lideradas por voluntários da FSF

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

 

O voluntariado da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras está presente em todos os estados brasileiros e em outros sete países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Japão, Itália, Reino Unido e Suíça. Atualmente, no Portal do voluntariado da FSF estão inscritas 5075 pessoas. Juntos, os grupos de voluntários brasileiros e internacionais foram responsáveis por 80 iniciativas no ano de 2023, entre elas: uma bolsa de estudos para que o jovem universitário Enoque, do Projeto Acolher Moçambique, cursasse inglês em uma escola de Londres, no Reino Unido; a campanha de jovens voluntários para arrecadação de recursos para a Clínica da Alma; a festa dos anos 80 e 90 dos voluntários em São Paulo em prol do projeto Órfãos do Congo; o 1º Encontro presencial dos voluntários em Sergipe; evento na cidade de Juiz de Fora – MG em prol da FSF e o  Mini Encontro em Santa Catarina.

O voluntariado da FSF tem 11 iniciativas que são permanentes:

Alimentos sem Fronteiras: desenvolvimento das agroflorestas nos projetos, por meio do cultivo das machambas, promovendo o cuidado, a regeneração do solo, do ecossistema e o reflorestamento da região, capacitando os acolhidos para realizar a manutenção, de modo a garantir a sustentabilidade do projeto.

Arquitetura sem Fronteiras: profissionais da área de arquitetura e engenharia que participam da elaboração de projetos arquitetônicos para serem desenvolvidos nos projetos da FSF.

Artes sem Fronteiras: desenvolve a manifestação artística dos acolhidos da FSF promovendo educação, transformação humana e o fortalecimento da cultura local através da arte.

Cadernos Fraternos: reúne pessoas com habilidades artesanais para a construção de capinhas de cadernos que são doadas para as crianças acolhidas dos projetos da FSF.

Grupo de Jovens FSF: promove o fortalecimento da juventude dentro da causa, utilizando as potencialidades para a elaboração de iniciativas em prol dos projetos da FSF.

Mãos que Costuram Amor:  reúne costureiras para a confecção de roupinhas que são destinadas aos projetos da FSF.

Saúde Mental Sem Fronteiras: reúne profissionais da área de psicologia e psiquiatria que prestam serviços de acompanhamento e tratamento dos aspectos emocionais para acolhidos, voluntários e colaboradores da FSF.

Sonhar sem Fronteiras: reúne profissionais da área da educação na promoção de aulas, reforço escolar, cursos profissionalizantes e preparatório para os acolhidos dos projetos.

Teaching Without Borders: reúne profissionais da área de línguas, na elaboração de curso de inglês para os acolhidos, colaboradores e voluntários da FSF.

Ubuntu Nation: oficina de costura para confecção de roupas e acessórios.

Instituto costurando com amor: reúne voluntárias com habilidade em costura para a confecção de roupinhas que são destinadas aos projetos da FSF

Além das iniciativas permanentes, também há os bazares em prol da FSF organizados pelos voluntários em nove cidades do Brasil: Indaiatuba, São Paulo, Campinas, Recife, Uberlândia, Goiânia, Anápolis, Rondonópolis e Belo Horizonte.

Como fazer para ser voluntário – qualquer pessoa pode ser um voluntário da FSF e desenvolver diversos tipos de trabalho de acordo com o desejo do coração, as habilidades, a potencialidade e criatividade. O importante é que as ações estejam baseadas nos valores de fraternidade, solidariedade, valorização do ser, espiritualidade e processos sustentáveis. Para conhecer as ações já realizadas pelos voluntários da FSF, acesse o Portal do Voluntário: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/voluntariado, no mesmo espaço é possível se cadastrar para ser um voluntário.

Para ver as iniciativas de 2023, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DqXIwEP23zI

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!