Por Enoque Daniel – correspondente da FSF em Moçambique
Em uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida dos acolhidos pelo projeto Acolher Moçambique, da Fraternidade sem Fronteiras (FSF), foi inaugurado, no dia 7 de agosto deste ano, um sistema de irrigação constituído por um Ponto de Transformação de energia (PT), com uma capacidade de 160 KVA´s, e uma eletrobomba, com capacidade de 55KVA´s, que poderá irrigar cerca de 35 hectares de campos de produção, graças ao apoio dos padrinhos desta causa de fraternidade.
Com a implementação deste sistema de irrigação, o projeto poderá cultivar uma variedade de alimentos, com destaque para o milho e feijão, que serão destinados a alimentação dos acolhidos da Organização em Moçambique. A dieta alimentar saudável é fundamental para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças acolhidas e para a manutenção da saúde geral dos nossos irmãos.
O idealizador da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras, Wagner Moura Gomes, diz que “com a rega atual nós estamos conseguindo produzir apenas 10 hectares de milho e feijão. A nossa proposta agora com este novo empreendimento, com essa nova frente da luz elétrica e da eletrobomba, é chegar a 50 hectares de produção entre milho e feijão. Com tudo isso, produzindo todo o ano, a gente consegue oferecer a alimentação das nossas 14 mil crianças em mais de 30 polos de trabalho”.
A Fraternidade sem Fronteiras segue promovendo iniciativas que, além de suprir as necessidades básicas dos acolhidos, assegurem que possam ter uma vida mais digna e saudável.
Sobre o Projeto Acolher Moçambique – O Projeto Acolher Moçambique atua desde 2009 nas aldeias moçambicanas, acolhendo crianças que viviam na extrema miséria, a maioria delas órfãs de pais mortos pelo HIV. Nos 30 centros de acolhimento mantidos e administrados pela organização humanitária, o ambiente é de incentivo à vivência fraterna, com alimentação, cuidados com a saúde, orientação à higiene, atividades pedagógicas, recreativas e culturais. É o projeto pioneiro da FSF. Para conhecer mais e apadrinhar, acesse: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/acolher-mocambique