fbpx

Fraternidade sem Fronteiras constrói padaria para alimentar e gerar renda para refugiados no Malawi

As obras já começaram e a campanha é para arrecadar doações para equipar a padaria

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) está construindo uma padaria dentro do projeto Nação Ubuntu, localizado no Malawi – África, para alimentar e gerar renda aos refugiados do Campo de Dzaleka. A iniciativa da FSF é em parceria com a Padaria Divino Pão, de Uberlândia – MG, que irá auxiliar no treinamento e nos equipamentos para o funcionamento dela.  As obras já começaram, e na primeira etapa foram feitas por voluntários americanos e na segunda etapa por colaboradores contratados pelo projeto Nação Ubuntu. Enquanto a estrutura física fica pronta, a FSF faz uma campanha para arrecadar doações para os equipamentos e mobílias, entre eles: fornos, mesa de inox, refrigerador, microondas, batedeiras, balanças, cafeteiras, entre outros. O valor necessário é de R$300 mil e as doações podem ser a partir de R$ 10 pelo link: fraternidadesemfronteiras.colabore.org/padaria-nacaoubuntu

Depois de pronta, a Padaria Divino Pão deve empregar 30 acolhidos do projeto Nação Ubuntu, que serão treinados para a atividade de panificação e poderão fazer dela uma fonte de geração de renda. A média é produzir até 10 mil pães por dia que serão servidos para alimentar crianças e adultos do Campo de Refugiados de Dzaleka, localizado no Malawi (ao lado do projeto Nação Ubuntu).

Padarias da FSF: esta será a quarta padaria instalada pela Fraternidade sem Fronteiras nos projetos de ajuda humanitária no continente africano. As outras padarias estão nos Projetos Acolher Moçambique, Ação Madagascar e Órfãos do Congo.


Em Moçambique, no projeto Acolher Moçambique, a padaria é considerada modelo e foi a pioneira. Inaugurada em 2016, no Centro de Acolhimento de Muzumuia, é uma das oficinas de qualificação profissional para os jovens acolhidos pela FSF. Atualmente, 50 jovens trabalham no local e produzem quatro mil pães por dia.


No projeto Ação Madagascar, também há uma padaria com 7 colaboradores que produzem os pães servidos aos alunos da Escola Horova. A produção é de 9 mil pães por mês.


Na República Democrática do Congo, no projeto Órfãos do Congo, a estrutura física já foi construída e finalizada, em julho de 2024. Nos próximos meses, devem chegar os maquinários e dar início ao funcionamento com a capacitação de 39 jovens acolhidos. A previsão é que sejam produzidos pães para alimentar os 365 acolhidos do projeto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!