A iniciativa é de uma voluntária da Fraternidade sem Fronteiras que estará na África a partir do dia 26 de fevereiro
Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa da FSF
A professor de yoga e voluntária da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), Fernanda Calixto, está com a campanha Doe um MAT – ajude a levar tapetes de yoga para refugiados no Malawi. O objetivo é juntar recursos para a compra de pelo menos 20 tapetes próprios para a prática da atividade que serão usados por acolhidos refugiados de guerra do projeto Nação Ubuntu – no Malawi – África.
Cada tapete tem um custo de R$60 e a doação para a campanha pode ser de qualquer valor pelo PIX: yoga@fraternidadesemfronteiras.org.br
“No projeto, o yoga já é praticado pelos acolhidos, porém, eles não têm materiais adequados e fazem na terra ou em uma quadra de concreto. Os tapetes darão mais qualidade, conforto e dignidade ao exercício”, explica Fernanda Calixto, que complementa dizendo que “a prática de yoga é um momento de acolhimento para pessoas que já enfrentaram diversos traumas e continuam lidando com desafios diários”.
A Fraternidade sem Fronteiras atua com o projeto Nação Ubuntu ao lado do Campo de refugiados de Dzaleka, que abriga mais de 53 mil pessoas que fugiram de seus países de origem devido à guerras, perseguições e crises humanitárias.
A campanha Doe um MAT receberá doações até o dia 26 de fevereiro, quando a voluntária chegará ao país africano e irá adquirir os itens por lá. Ela estará no projeto Nação Ubuntu até o dia 3 de março para apoiar a professora de yoga local e os alunos.
Toda a arrecadação será realizada pela conta da Fraternidade sem Fronteiras, responsável pelo projeto Nação Ubuntu. Qualquer valor faz a diferença e contribui diretamente para transformar vidas.
Sobre o projeto Nação Ubuntu – No Malawi, o projeto Nação Ubuntu, desde setembro de 2018, tem o objetivo de mudar as histórias de vida e oferecer às crianças, jovens e toda a população de refugiados e malawianos em situação de vulnerabilidade um novo modelo de vida – uma nova oportunidade. Além da escola, são oferecidas oficinas de trabalho com biocarvão, costura e produção de sabão. As obras no local são para a construção de salas de aula e casas. Atualmente, são 546 trabalhadores no projeto, 660 crianças matriculadas na escola Ubuntu, 12 hectares de horta, 71 mil refeições servidas por mês e 250 casas construídas.