Agora as doações serão revertidas para padrinhos da causa FSF, impactados pelas chuvas
Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF
A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) inicia a terceira fase da sua campanha pelo RS, agora chamada “Rio Grando do Sul e padrinhos, estamos juntos!”. O objetivo é arrecadar doações para auxílio aos próprios padrinhos da causa FSF que necessitam de auxílio em decorrência dos temporais que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul desde o mês de abril.
“É um movimento inédito da Fraternidade, no qual entramos em contato com todos os nossos padrinhos, que são doadores mensais, do RS, para verificar a situação individual e oferecer ajuda a todos que precisarem. Em vez de pedir algo ou compartilhar informações dos projetos FSF que eles auxiliam de forma continuada, fizemos o movimento contrário: o de estender as mãos”, explica a gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento da Fraternidade sem Fronteiras, Marcele Camy.
A primeira família a ser ajudada será da madrinha da FSF, Mirian Unauer Machado, de 64 anos, moradora da cidade de Canoas – RS. Atualmente, ela, duas filhas e uma neta estão abrigadas em uma comunidade de pescadores em Santa Catarina. “Por causa das enchentes, a nossa casa ficou submersa por mais de 20 dias. Após um mês, quando tivemos autorização para voltar ao local, o imóvel foi considerado não habitável pela Defesa Civil”, explica a aposentada. A família está sobrevivendo de doações e só poderão retornar para a casa após a reconstrução e reforma adequada do imóvel.
“Poderia ser com qualquer um de nós e fraternidade é isso. Queremos chegar sempre a quem mais precisa e, poder fazer isso pelos nossos próprios padrinhos é um compromisso de todo o movimento FSF. Miriam será a primeira e se encontrarmos outros casos, trabalharemos por eles também”, finaliza Marcele.
A estimativa é que sejam necessários R$17.800 para a reforma da casa da Mirian, principalmente para o reforço da estrutura do imóvel, reboco, pintura e aquisição de móveis. As doações podem ser feitas e acompanhadas pelo link: fraternidadesemfronteiras.org.br/rs-estamos-juntos ou por Pix, com a chave: rs@fraternidadesemfronteiras.org.br
A Campanha RS, estamos juntos acontece desde o início de maio de 2024. Na primeira fase, a FSF apoiou outras organizações que estavam realizando trabalho in loco nas cidades atingidas pelos temporais e arrecadou doações de alimentos, água, roupas, medicamentos, colchões e cobertores em pontos de coleta nas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia e Rio de Janeiro. Foram enviadas mais de 179 toneladas de donativos e mais de 50 mil itens para o Rio Grande do Sul. Na segunda fase, comprou e distribuiu alimentos desidratados, por meio de uma parceria com a Simple Nutri e União BR. Foram entregues 2.148 kg de alimentos desidratados, o equivalente a 67.320 refeições.