Na Escolinha Comunitária de Muzumuia, o projeto Acolher Moçambique, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), inaugurou, hoje (05/11), um espaço inovador de ensino baseado na metodologia Montessori. Este é o primeiro “laboratório” educacional de Muzumuia, voltado para o treinamento prático de educadores e o desenvolvimento de crianças com idades entre 3 e 5 anos.
A sala montada utiliza materiais e atividades especialmente desenhadas para oferecer às crianças uma educação que promove a autonomia, a liberdade de escolha e o respeito pelo ritmo de cada aluno. “O objetivo é desenvolver a independência da criança. Com o método Montessori, elas terão a oportunidade de aprender a ler, escrever e resolver problemas matemáticos de maneira independente, para além de desenvolver motricidade fina e grosa”, explica Cesaltina Muxlhanga, coordenadora pedagógica do projeto.
Numa fase inicial, a sala atenderá 30 crianças, introduzindo um ambiente de aprendizado adaptado às necessidades do desenvolvimento infantil. A sala está equipada com 18 atividades, por enquanto, que abordam habilidades diversas, como leitura, matemática, sensorial e coordenação motora, todas baseadas no princípio da autoaprendizagem. Através desses exercícios, as crianças ganham autonomia para explorar e entender o mundo ao seu redor com liberdade.
A metodologia é implementada na Escolinha Comunitária de Muzumuia, depois da coordenadora pedagógica do projeto Acolher Moçambique, Cesaltina Muxlhanga, ter participado de uma formação em Metodologia Montessori, em Madagascar, com a formadora da Associação Montessori Internacional (AIM), Nathalie Justine.
Além de oferecer uma educação diferenciada para os pequenos, a sala servirá como um espaço de treinamento contínuo para as educadoras da Escolinha Comunitária, com o plano de em 2025 oficialmente poder ter três salas para crianças de 3 a 5 anos implementando a metodologia montessori.
Sobre a Metodologia Montessori
Esta metodologia foi desenvolvida pela médica e educadora italiana Maria Montessori e baseia-se no princípio de que a criança é um ser naturalmente curioso e capaz de desenvolver habilidades complexas quando tem liberdade de explorar e escolher suas atividades. No novo espaço em Muzumuia, cada criança poderá escolher com autonomia a atividade que deseja realizar, respeitando suas preferências e tempos de atenção.
Essa liberdade, entretanto, não significa falta de orientação. As educadoras têm um papel na apresentação individual das atividades, guiando as crianças nas escolhas das mesmas, incentivando elas a superarem desafios, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais fundamentais.
A primeira fase da introdução desta metodologia, com as 30 crianças e o treinamento das educadoras, é apenas o início de uma proposta de longo prazo. A Fraternidade sem Fronteiras (FSF), espera expandir o programa, atendendo a um número maior de crianças e formando mais educadores que possam aplicar a metodologia em outras escolinhas comunitárias.
Foto: Enoque Daniel