Em diversos cantos do mundo, temos irmãos que, por diferentes adversidades, estão em situação de rua e que precisam do nosso olhar…
O projeto Fraternidade na Rua – da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras, tem diversos polos de trabalho (Campo Grande/ MS, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Uberlândia/MG, Rio de Janeiro/RJ, Las Vegas/EUA, Nova Iorque/EUA, Denver/EUA, Seattle/EUA, Miami/EUA, Boston/EUA, Houston/EUA e Atlanta/EUA, e atua com objetivo de acolher e auxiliar pessoas em situação de rua e com dependência química, no Brasil e nos Estados Unidos. Por meio da escuta, diálogo e diversas ações, renova a esperança de um futuro melhor para cada um deles.
Nós podemos fazer parte desse movimento fraterno que transforma vidas de pessoas em situação de rua e, para isso, temos um convite: Olhe pra Rua!
Campo Grande – MS – o nosso trabalho é em parceria com a Clínica da Alma para pessoas em situação de rua e com dependência química. Divididos entre homens e mulheres, sendo que as mães permanecem com os filhos no local, os atendimentos são totalmente gratuitos com a duração de até um ano. A decisão de ir à Clínica da Alma é voluntária. São oferecidas cinco refeições por dia, alojamento, roupas, assistência médica, odontológica, cursos de alfabetização e qualificação profissional, amparo espiritual, emocional e físico. Em 2023, foram 1.898 pessoas acolhidas, sendo a maioria, 1.242, homens e 656 eram mulheres e crianças.
São Paulo – SP – os acolhimentos são de diferentes maneiras, entre eles, com as saídas pelas ruas para oferecer banho, alimentação, troca de roupas, corte de cabelo, direcionamento para emprego e encaminhamento para clínicas de reabilitação para as pessoas em situação de rua. Os voluntários também atendem comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade social para apoiá-las e evitar que cheguem às ruas. São oferecidos auxílio emergencial, aluguel social, doação de alimentos e roupas. Na comunidade da Terra Prometida, na Zona Leste de SP, são 500 famílias atendidas com doação de alimentos para a cozinha solidária da comunidade, atendimento aos animais, doação de roupas e a reconstrução da creche no local.
Uberlândia – MG – o trabalho dos voluntários é para produzir e entregar marmitas e lanches pelas ruas e para famílias em situação de vulnerabilidade, além do banho fraterno. O polo tem uma chácara que está sob cessão à instituição Garimpeiros de Cristo para o acolhimento de homens em situação de rua com dependência química para a laborterapia.
Rio de Janeiro – RJ – na região central da capital fluminense, os voluntários administram o funcionamento de um Centro de Acolhimento Referência para pessoas em situação de rua com triagem e acompanhamento individual. De segunda a sexta-feira, tem almoço, higiene pessoal com banhos, cortes de cabelo, roupas, curativos, consultas médicas, psicológicas e de serviço social. O local também tem um cantinho da leitura e um bebedouro com água geladinha para quem precisar.
Estados Unidos – são oito frentes de trabalho com voluntários nas cidades de Las Vegas, Nova Iorque, Denver, Seattle, Miami, Boston, Houston e Atlanta com a entrega de alimentos, bebidas, roupas de frio e cobertores.