fbpx

FRATERNIDADE PELAS CRIANÇAS COM DESORDENS NEURAIS

Um trabalho que une ciência e amor, em Campina Grande, na Paraíba, e em Belo Horizonte, Minas Gerais. As crianças com alguma anormalidade no cérebro, medula espinhal, nervos ou terminações nervosas recebem o tratamento que precisam no Instituto Assistencial Professor Joaquim Amorim Neto.

Uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, psicólogos, médicos, atendem as crianças, oferecendo a chance de tratamento adequado. Além disso, nos preocupamos em fortalecer os vínculos familiares e oferecer atividades de convivência entre as famílias.

A fraternidade abraçou a causa, em 2017, quando conheceu a dedicação e o esforço da médica e pesquisadora Adriana Melo. Ela foi a responsável pela descoberta da relação entre o Zika vírus e a microcefalia.

Com o avanço das pesquisas e a prevenção, os novos casos de microcefalia causados pelo Zika vírus diminuíram e com isso, a Fraternidade sem Fronteiras expandiu o amor e ampliou os atendimentos para pacientes com microcefalia e também com outras desordens neurais, entre elas:  Doença Metabólica rara PDHA1, Paralisia Cerebral, Síndrome Mielomeningocele, Síndrome Arnold Chiari, Atrofia Cerebral, Grin 2 A, Epilepsia, Síndrome de Digeorge, Hidrocefalia, Síndrome Dante Walker, Síndrome Allan Herdndon Dudley, Síndrome de Down,  Calcificação Cerebral, Lisencefalia, Leucomalácia Periventricular Bilateral, Síndrome de West, Polimicrogiria e Esquizencefalia.

DESCOBERTA CIENTÍFICA

Em 2015, o Brasil viveu um surto de bebês nascidos com microcefalia, mas a rede pública não estava preparada para oferecer o tratamento adequado.

Comovidos com o desamparo das mães, voluntários, apoiadores e padrinhos, unem-se à médica Adriana Melo para ajudar.

As pesquisas comprovam também que quanto mais cedo o tratamento começa, maior a chance de superar as sequelas.

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!